SOLUÇÕES

Mais produtividade para seu time remoto. Como a FieldLink pode ajudar o seu negócio?

Nossos planos foram desenvolvidos de forma que se adequem a diversos mercados e diferentes dinâmicas de equipe.

Entenda qual o melhor para você e conte agora mesmo com Sugestões de Inteligência Artificial, Relatórios Personalizados e Formulários Personalizados

PARA PÚBLICO PRO

O Plano Pro foi criado para gestão de equipes comerciais ou técnicas, que exijam pouca personalização de setup, mas muita flexibilidade nos recursos.

Mais produtividade
Visibilidade em tempo real e gestão de oportunidades.

Suporte completo
Suporte individual e com treinamento de implementação da ferramenta.

Gestão do fluxo de trabalho
Formulários customizáveis para agilizar o trabalho dos profissionais.

Integração com outros sistemas
A plataforma pode ser facilmente integrada a outros CRMs, ERPs e BIs.

PARA PÚBLICO ENTERPRISE

A FieldLink Enterprise é uma plataforma SaaS de deploy ágil, com preço acessível.

Mais produtividade
É possível monitorar e acompanhar atividades diversas, potencializando resultados.

Para qualquer área
Não importa o segmento em que suas equipes atuam, o Enterprise é personalizado para a sua rotina.

Módulos exclusivos
Chat com a equipe de campo, declaração de exceções de atividades, workflows e mais!

Suporte dedicado
Nosso suporte atende 100% dos usuários, de sobre quaisquer dúvidas e dificuldades no uso da plataforma.

Conheça as 11 características de um líder comercial de sucesso!

Quais são as características de um líder? A liderança é uma competência indispensável na gestão comercial, mas nem todos os gestores se desenvolvem nesse sentido.

Para liderar, precisamos ir além das competências técnicas e de dar ordem aos colaboradores para fazerem as coisas. O líder é alguém que motiva, inspira e influencia as pessoas. A conquista por seguidores se dá porque assim elas desejam, e não por uma imposição.

Neste conteúdo, reunimos as características dos líderes comerciais de sucesso para você ter uma atuação ainda mais impactante na sua empresa. 

Continue a leitura e confira as 11 habilidades mais importantes!

O que é um bom líder?

Em primeiro lugar, liderança e gestão não são a mesma coisa. Há gestores que são líderes, e outros tantos que ainda não desenvolveram essa competência.

O líder é capaz de mobilizar o grupo em uma direção, fazendo as pessoas quererem segui-lo, sem que seja algo decorrente dos poderes do cargo, mas sim das habilidades de relacionamento humano.

Inclusive, dentro de um grupo, podem existir líderes informais. Isto é, algumas pessoas se colocam à frente e influenciam os demais, mesmo estando em igual hierarquia dentro da empresa.

A influência é o principal fator que vai diferenciar o “chefe” do líder. Além dessa missão de conduzir as pessoas em direção aos seus objetivos, os profissionais à frente das equipes começam a ter novas exigências, como lidar com mudanças e promover o desenvolvimento de talentos.

Quais são os desafios da liderança na gestão de equipes externas?

Ter as características de um bom líder na gestão de equipes externas pode ser ainda mais desafiador. Isso porque, a comunicação é um ponto decisivo para conduzir as equipes.

O líder precisa entender a situação para poder tomar decisões. Assim, com os colaboradores distantes e sem estar no local do trabalho, nem sempre o profissional consegue ter clareza para fazer o melhor julgamento.

Além disso, as informações e decisões precisam chegar aos colaboradores e serem acompanhadas. O tempo gasto, os ruídos de comunicação e outras dificuldades nessa troca de informações serão desafios para o líder.

Podemos dizer, nesse sentido, que a liderança e gestão de equipes externas, é também uma liderança tecnológica. Onde o gestor precisa dominar soluções de inovação que vão permitir o uso das habilidades de comunicação. É o caso, por exemplo, dos sistemas de gestão, com localização em tempo real, painéis de controle, relatórios gerenciais, etc.

Quais são as 11 características de um líder?

Desenvolver as características de um líder faz toda a diferença. Para citar um exemplo, segundo o Gallup, 70% das variações — positivas ou negativas — de engajamento nas equipes são causadas pelo comportamento dos gerentes.

Ao buscar capacitações, leituras, palestras e outros conteúdos, procure desenvolver as características de um bom líder. Confira as 11 mais importantes.

1. Construa a inteligência emocional

Ter inteligência emocional significa identificar sentimentos e emoções, dominando as estratégias para retomar o controle e equilíbrio nas adversidades. É uma habilidade importante para lidar com o estresse no dia a dia, imprevistos e outros problemas.

Quando o líder tem ferramentas para passar por momentos difíceis, fica mais fácil ajudar os colaboradores. Sem contar que, estar bem consigo mesmo, vai refletir no comportamento do gestor junto à equipe.

2. Utilize a empatia

Um bom líder também consegue analisar as questões e situações sob a perspectiva de seus liderados. Ao entender quais são os interesses em jogo, o comandante terá mais conhecimento para buscar soluções que satisfaçam a maioria das pessoas.

3. Inspire as pessoas a sua volta

Inspirar pessoas gera seguidores. Compartilhar uma visão com a equipe, ser um exemplo daquilo que defende e ter uma postura ética são características indispensáveis de um bom líder.

4. Adote a cultura do feedback

A comunicação entre colaboradores e líderes deve ser transparente em relação às expectativas, resultados e interesses dos envolvidos. Uma das formas de fazer isso é o feedback.

Ao dar feedbacks, o líder pode ajudar o desenvolvimento dos colaboradores e transmitir segurança sobre suas expectativas. Já ao receber, pode melhorar sua atuação e adaptar-se às particularidades do time.

5. Tome decisões baseadas em dados e percepções

Hoje, as características de um líder incluem integrar a tecnologia ao dia a dia. Em relação às decisões, vale a pena usar os dados para validar percepções, esclarecer cenários e projetar as consequências das intervenções que serão realizadas.

Ao somar habilidades humanas como a análise de dados, o líder pode direcionar melhor sua equipe. Por exemplo, se o líder comercial acredita que a organização do território de vendas está errada, será mais fácil apresentar uma nova proposta e convencer a equipe se o plano estiver fundamentado em números. Isto é, dados ajudam o líder a tomar e implementar decisões.

6. Domine a resolução de conflitos

Os conflitos são naturais na convivência humana, e o líder assume diferentes papéis para gerenciar disputas nas equipes. Isso pode ser feito na função de mediador, tentando ajudar as pessoas a se entenderem.

Há casos em que o gestor será um verdadeiro árbitro, tendo de decidir, mesmo que um dos lados fique insatisfeito. Em outros momentos, será um negociador, buscando satisfazer a ambos. É um trabalho que não é simples, e o gestor deve estar preparado.

7. Saiba se comunicar

A escuta e a expressividade são as ferramentas de trabalho do líder para com a sua equipe. É importante não apenas dominar a linguagem, mas saber adaptar o estilo da comunicação para diferentes pessoas e momentos.

Igualmente, o líder deve ser assertivo em suas comunicações. A assertividade é conseguir se comunicar com clareza e confiança, mantendo o respeito, educação e postura junto às pessoas.

8. Tenha responsabilidade

O líder deve ter o discurso alinhado à prática, vivendo os comportamentos que exige de seus colaboradores. Assim, se deseja uma equipe mais disciplinada, deve ser o primeiro a agir com responsabilidade.

Imagine, por exemplo, um líder que vem enfrentando problemas com a entrega dos relatórios de visita. Se o próprio líder não mantém suas obrigações em dia, será difícil que os colaboradores sigam dessa maneira.

9. Desenvolva o poder de persuasão

Saber argumentar, negociar e persuadir evita que o líder precise recorrer ao poder hierárquico para que as coisas sejam feitas. Nem sempre será possível convencer o colaborador sobre o caminho que está sendo tomado. Porém, nas situações em que o gestor consegue fazer isso, o profissional estará muito mais engajado.

10. Esteja sempre atento às tendências de mercado

Como dito, a liderança de hoje também é uma liderança tecnológica. Para superar os desafios da gestão comercial, é importante se manter atualizado sobre as tendências de mercado. Assim, o líder tem mais chances de identificar soluções de inovação, que aumentem a produtividade do time e impulsionem as vendas.

11. Motive sua equipe

O líder comercial deve buscar maneiras de motivar o time. Para fechar vendas, os profissionais não podem se abalar diante dos muitos “nãos” para receber um “sim”, e o ânimo é um componente fundamental para manter a estratégia de vendas.

Trabalhe não apenas a motivação no curto prazo, com palavras de apoio e incentivo, mas no longo prazo. É importante reconhecer o trabalho do colaborador, respeitar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, definir metas de vendas e ter benefícios adequados.

Viu só? São diversas as características de um líder para os dias atuais. Não se preocupe em desenvolver todas de uma vez só: ouça o feedback dos colaboradores e priorize aquelas que terão mais impacto na sua realidade. Assim, vendo os resultados do que aprendeu, você estará mais motivado para continuar as capacitações e aprender continuamente.

Para receber outras dicas de gestão comercial e liderança, siga a FieldLink no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Compartilhar

About the Author: Time FieldLink

Vamos mudar a forma
de gerir seus times remotos?