SOLUÇÕES

Mais produtividade para seu time remoto. Como a FieldLink pode ajudar o seu negócio?

Nossos planos foram desenvolvidos de forma que se adequem a diversos mercados e diferentes dinâmicas de equipe.

Entenda qual o melhor para você e conte agora mesmo com Sugestões de Inteligência Artificial, Relatórios Personalizados e Formulários Personalizados

PARA PÚBLICO PRO

O Plano Pro foi criado para gestão de equipes comerciais ou técnicas, que exijam pouca personalização de setup, mas muita flexibilidade nos recursos.

Mais produtividade
Visibilidade em tempo real e gestão de oportunidades.

Suporte completo
Suporte individual e com treinamento de implementação da ferramenta.

Gestão do fluxo de trabalho
Formulários customizáveis para agilizar o trabalho dos profissionais.

Integração com outros sistemas
A plataforma pode ser facilmente integrada a outros CRMs, ERPs e BIs.

PARA PÚBLICO ENTERPRISE

A FieldLink Enterprise é uma plataforma SaaS de deploy ágil, com preço acessível.

Mais produtividade
É possível monitorar e acompanhar atividades diversas, potencializando resultados.

Para qualquer área
Não importa o segmento em que suas equipes atuam, o Enterprise é personalizado para a sua rotina.

Módulos exclusivos
Chat com a equipe de campo, declaração de exceções de atividades, workflows e mais!

Suporte dedicado
Nosso suporte atende 100% dos usuários, de sobre quaisquer dúvidas e dificuldades no uso da plataforma.

9 dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe de campo

Se você está sempre em busca de dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe de campo, saiba que existe uma chave para o sucesso!

Entenda que não estamos falando de nenhuma fórmula mágica e nem que isso acontecerá da noite para o dia, mas se a sua empresa investir na criação de processos escaláveis, ela estará a um passo a mais de alcançar esse objetivo.

Com processos criados, sua equipe de campo terá padrões para realizar as ações esperadas, facilitando a melhora da demanda produtiva, além da redução de custos e maior satisfação entre colaboradores e clientes.

Confira, a seguir, as melhores dicas de como aumentar a produtividade da equipe de campo. Boa leitura!

1. Documente todos os processos

É esperado que todo novo colaborador receba treinamento antes de começar a executar suas funções. Acontece que, mesmo após ser treinado, dúvidas podem surgir durante a rotina. Para evitar a necessidade de um colaborador destinado apenas a tirar dúvidas sobre processos, uma solução simples e extremamente barata é a documentação de processos.

Seja por meio de manuais, guias ou playbooks, documentar como o processo deve ser executado direciona o profissional com as melhores práticas de execução. O principal objetivo é a padronização de processos.

Esses materiais devem estar sempre ao alcance dos colaboradores, para que possam ser revisitados quantas vezes forem necessárias. Além disso, é importante reforçar que esse tipo de material precisa ser ajustado todas as vezes que um processo for alterado, mantendo todo o time sempre na mesma página.

2. Tenha todos os arquivos digitalizados

Chega de papelada! Além de toda implicação ecológica deste tema, também podemos falar sobre a praticidade: ao ter os formulários, arquivos e documentos em nuvem você garante que seu time de campo consiga acessar os materiais a qualquer hora e de qualquer lugar.

Em processos digitais, o preenchimento desses arquivos se torna mais ágil, o que também aumenta a produtividade da sua equipe, uma vez que todas as informações estarão centralizadas em um só lugar, evitando o risco de perda de alguma informação importante.

3. Saiba delegar tarefas

O primeiro passo para uma boa produtividade é delegar as tarefas de forma correta. Para que isso ocorra, é preciso se atentar a alguns pontos:

  • prioridades: liste o que é urgente, o que é importante e o que não é urgente mas também precisa ser realizado. Mas é importante lembrar que se você coloca todas as demandas como urgentes, seus liderados não saberão o que priorizar;
  • responsáveis: é o momento de escolher a melhor pessoa para realizar a demanda necessária. Para essa decisão deve se levar em consideração conhecimentos técnicos, habilidades práticas, senioridade necessária, entre outros critérios a serem definidos de acordo com cada tarefa;
  • clareza: para receber a demanda da forma que você espera, passe a tarefa da forma mais clara e completa possível. Lembre-se que algo que aparenta ser óbvio para você pode não ser para o seu colaborador;
  • prazos: estipule prazos razoáveis que permitam que os seus colaboradores executem as tarefas com qualidade, evitando pressões desnecessárias;
  • acompanhamento: não basta delegar, é preciso acompanhar a execução das demandas, sempre que puder, convide seus liderados para reuniões de acompanhamento e entenda como você pode ajudar.

4. Conte com um planejamento das atividades diárias

Ter uma lista com todas as atividades do dia e níveis de prioridade facilita muito a rotina da sua equipe — eles saberão o que deve ser feito durante o horário de trabalho assim que iniciam o dia.

Além disso, o fato de não precisarem acionar o gestor a todo tempo para perguntar sobre a próxima atividade também estimula a autonomia dos seus liderados, tornando-os verdadeiros protagonistas da própria carreira.

5. Deixe que o colaborador gerencie o próprio tempo

Quando um colaborador recebe as demandas do dia ele tem a oportunidade de aprender a priorizar e se organizar.

Essa autogestão não é benéfica só para o colaborador, mas também para o gestor: afinal, ele conseguirá entender qual a média gasta para a realização de atividades daquele colaborador e conseguirá também calcular uma média entre o time — entendendo, assim, se está dentro do tempo ideal ou se algo precisa ser feito para que o tempo seja melhorado.

6. Invista em EPIS

Um colaborador produtivo é aquele que se sente valorizado dentro da empresa de trabalho. Por isso, invista em EPIS e garanta que seus colaboradores tenham sempre todos os aparatos de segurança necessários para realizar o seu trabalho de forma eficaz, sem medo de se expor a situações de risco.

7. Ofereça treinamentos

Quando estamos tratando de como aumentar a produtividade, é crucial entender quais são as reais necessidades da sua equipe: pergunte, crie pesquisas, analise os gargalos nas entregas e tente se aprofundar nas dores levantadas por eles.

Os treinamentos não devem ser engessados, sendo apenas aqueles que são impostos pela empresa com obrigatoriedade. Invista em temas solicitados pela equipe e até mesmo dê a oportunidade para que especialistas do time façam apresentações para seus colegas — além de sanar uma dor interna, você estimula o instinto de protagonismo e liderança de seus colaboradores.

8. Conte com aplicativos para facilitar a comunicação

Uma das maiores vantagens que temos com a tecnologia é a facilidade de nos aproximar das pessoas, mesmo distantes — devemos aproveitar ao máximo essa facilidade para estimular o contato entre o time, reduzindo os ruídos de comunicação que possam surgir.

Existem diversas ferramentas para essa comunicação, desde as mais famosas para contatos pessoais como o WhatsApp e outras ferramentas para comunicação corporativa como o Slack, Microsoft Teams, entre outras. Há também alternativas mais completas no mercado que englobam toda a parte de gestão de equipes de campo e ainda contam com ferramentas de comunicação com o time.

9. Utilize uma ferramenta de gestão de times de campo

Já existem no mercado ferramentas que facilitam medidas de como aumentar a produtividade. Por meio delas, é possível fazer gestão de metas, acompanhamento de agendas, gestão de clientes e oportunidades, gestão de atividades, se comunicar com a equipe e muito mais.

Ao ter tudo centralizado em um só lugar, o gestor consegue fazer acompanhamentos muito mais completos, entender a necessidade de cada colaborador e auxiliá-lo no momento certo. Assim, torna-se cada vez mais fácil otimizar os processos da empresa e garantir excelência no trabalho executado.

Tenha em mente que a tecnologia é a maior aliada para a sua empresa. Por meio dela, é possível alinhar todos os processos, com certeza, existirá um formato que vai garantir a melhor produtividade da equipe de campo.

Agora que você entendeu como aumentar a produtividade da sua equipe de campo, quer tal saber mais sobre como gerenciar ela? Nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Compartilhar

About the Author: Time FieldLink

Vamos mudar a forma
de gerir seus times remotos?