SOLUÇÕES

Mais produtividade para seu time remoto. Como a FieldLink pode ajudar o seu negócio?

Nossos planos foram desenvolvidos de forma que se adequem a diversos mercados e diferentes dinâmicas de equipe.

Entenda qual o melhor para você e conte agora mesmo com Sugestões de Inteligência Artificial, Relatórios Personalizados e Formulários Personalizados

PARA PÚBLICO PRO

O Plano Pro foi criado para gestão de equipes comerciais ou técnicas, que exijam pouca personalização de setup, mas muita flexibilidade nos recursos.

Mais produtividade
Visibilidade em tempo real e gestão de oportunidades.

Suporte completo
Suporte individual e com treinamento de implementação da ferramenta.

Gestão do fluxo de trabalho
Formulários customizáveis para agilizar o trabalho dos profissionais.

Integração com outros sistemas
A plataforma pode ser facilmente integrada a outros CRMs, ERPs e BIs.

PARA PÚBLICO ENTERPRISE

A FieldLink Enterprise é uma plataforma SaaS de deploy ágil, com preço acessível.

Mais produtividade
É possível monitorar e acompanhar atividades diversas, potencializando resultados.

Para qualquer área
Não importa o segmento em que suas equipes atuam, o Enterprise é personalizado para a sua rotina.

Módulos exclusivos
Chat com a equipe de campo, declaração de exceções de atividades, workflows e mais!

Suporte dedicado
Nosso suporte atende 100% dos usuários, de sobre quaisquer dúvidas e dificuldades no uso da plataforma.

Boas práticas para promover o engajamento profissional na sua equipe externa

Um dos desafios da gestão empresarial é manter o engajamento profissional e a motivação dos colaboradores. Por isso, é essencial conhecer as estratégias que facilitam esse processo e permitem que os gestores obtenham o melhor de suas equipes.

O engajamento profissional é fruto da reciprocidade e expectativa gerada pela organização. Nesse sentido, devemos buscar maneiras de atender às pessoas que trabalham na empresa, a fim de que tenham motivos para se empenharem pela organização.

A partir deste conhecimento, podemos adotar uma série de mudanças e deixar as pessoas dispostas em relação aos objetivos da empresa. Continue a leitura para conhecer as melhores práticas!

Por que investir no engajamento profissional

O engajamento profissional é a característica de pessoas comprometidas com todos os objetivos propostos pela empresa. Para persegui-los, empenham-se no trabalho, tentando sempre dar o seu melhor e contribuindo para com a equipe.

Gerar engajamento está relacionado a não ver as pessoas como peças de uma engrenagem, mas como parceiras da organização. Assim como investidores, esses parceiros aumentam a responsabilidade, comprometimento e empenho colocados à disposição, à medida que a expectativa de retorno é positiva.

O colaborador que não vê chances de aumentar suas remunerações, encara o salário como pouco competitivo e sente-se sobrecarregado estará menos disposto que um colega que tem boas razões para trabalhar na empresa. 

Além disso, as motivações podem dizer respeito tanto ao aspecto financeiro como às relações, bem-estar e ambiente de trabalho, e terá reflexos no engajamento profissional. Veja os principais ganhos!

Aumentar a produtividade dos colaboradores

Quando os colaboradores têm motivos para darem o melhor, os reflexos serão vistos na produtividade e qualidade do serviço realizado. Além disso, será um diferencial para bater metas e impulsionar as vendas.

Melhorar as taxas de retenção de pessoas

Quando o profissional está engajado, a tendência é que a perspectiva dentro da empresa seja positiva. Portanto, junto a dedicação, existe o desejo de continuar na organização e manter os benefícios conquistados.

Atrair talentos para trabalhar na empresa

Junto a isso, à medida que as pessoas passam a enxergar a empresa como fornecedora de bons empregos, mais candidatos vão surgir nos processos de recrutamento. Logo, as chances de encontrarmos pessoas talentosas aumentam.

Ter o reflexo do engajamento no atendimento ao cliente

O engajamento profissional também melhora a relação para com o cliente. Como o gestor não pode estar próximo de todos os atendimentos, é importante que a equipe esteja comprometida e não dependa do gerenciamento constante para atender com educação, ser proativa para resolver problemas, escutar o cliente etc.

Como manter a equipe engajada

As melhorias ligadas ao engajamento profissional dizem respeito a criar uma perspectiva positiva dentro da empresa. Entre fazer o mínimo para não ser demitido e entregar o melhor, deve haver uma diferença em relação aos ganhos financeiros e não financeiros oferecidos pela organização. Confira 5 dicas!

Desenvolva um bom plano de carreira

Os planos de carreira colocam a possibilidade de promoções, remunerações e bonificações atraentes, caso o colaborador faça um bom trabalho. Por isso, criam a perspectiva de crescimento, que é um dos fatores mais importantes para o engajamento profissional.

Reconheça os talentos

Como a tendência é o topo da pirâmide ser menor que a base, procure pensar também em formas alternativas de recompensar aqueles que não foram promovidos. Por exemplo, uma equipe de vendas pode ter apenas uma vaga de supervisor, e várias pessoas fazendo um bom trabalho. Logo, o ideal é ter alternativas, como comissões, viagens de incentivo, bonificações, premiações etc.

Utilize a gamificação do processo

Os benefícios e premiações podem estar inseridos em sistemas baseados na lógica dos jogos: a gamificação. Quadros de pontuação, metas de curto prazo, ranqueamento, recompensas associadas a cumprir uma sequência de resultados são exemplos.

Mescle ganhos individuais com resultados coletivos para manter o equilíbrio entre a competição e a colaboração com o grupo.

Ofereça feedbacks contínuos

Os feedbacks são fundamentais para orientar o colaborador e reconhecer a qualidade do trabalho entregue. Há diferentes perspectivas de análises:

  • O líder direto realiza a avaliação (feedback 180.º);
  • Líder, membros da equipe e a própria pessoa se avaliam (feedback 360.º);
  • A gestão fixa metas para acompanhar o trabalho (avaliação por resultados).

É importante que o feedback seja acompanhado de soluções para o desenvolvimento de pessoas, como treinamentos e capacitações. Isso faz o colaborador entender que o foco da empresa não é apenas exigir performance, mas contribuir para com o seu crescimento.

Desenvolva um ambiente de trabalho agradável

Lembre-se de cuidar para que existam boas relações no ambiente de trabalho. É um trabalho que exige diferentes níveis de abordagem, por exemplo:

  • Capacitar os líderes das equipes;
  • Desenvolver habilidades comportamentais que facilitem as relações humanas, como comunicação, inteligência emocional e cooperação;
  • Gerenciar conflitos no trabalho antes que eles cresçam;
  • Oferecer um ambiente confortável e em boas condições para se trabalhar.

Um outro ponto é contar com o sistema de gestão de equipes para facilitar a comunicação com as equipes e o acompanhamento do desempenho. Na FieldLink, por exemplo, o gestor consegue mensurar a performance por indicadores, visualizar as atividades realizadas e trocar informações com o time, em tempo real.

Sendo assim, fica mais fácil acompanhar o engajamento profissional, entendendo as variações na produtividade no dia a dia. Além disso, podemos comparar os cenários antes e depois de implementar as medidas voltadas para melhor o ambiente de trabalho. Portanto, conseguimos identificar o que foi efetivo e fazer as correções necessárias até chegar às melhores soluções de gestão de pessoas para as particularidades da empresa.

Conheça agora mesmo as ferramentas da FieldLink que ajudam a acompanhar o andamento das rotinas da sua empresa!

Compartilhar

About the Author: Time FieldLink

Vamos mudar a forma
de gerir seus times remotos?