SOLUÇÕES

Mais produtividade para seu time remoto. Como a FieldLink pode ajudar o seu negócio?

Nossos planos foram desenvolvidos de forma que se adequem a diversos mercados e diferentes dinâmicas de equipe.

Entenda qual o melhor para você e conte agora mesmo com Sugestões de Inteligência Artificial, Relatórios Personalizados e Formulários Personalizados

PARA PÚBLICO PRO

O Plano Pro foi criado para gestão de equipes comerciais ou técnicas, que exijam pouca personalização de setup, mas muita flexibilidade nos recursos.

Mais produtividade
Visibilidade em tempo real e gestão de oportunidades.

Suporte completo
Suporte individual e com treinamento de implementação da ferramenta.

Gestão do fluxo de trabalho
Formulários customizáveis para agilizar o trabalho dos profissionais.

Integração com outros sistemas
A plataforma pode ser facilmente integrada a outros CRMs, ERPs e BIs.

PARA PÚBLICO ENTERPRISE

A FieldLink Enterprise é uma plataforma SaaS de deploy ágil, com preço acessível.

Mais produtividade
É possível monitorar e acompanhar atividades diversas, potencializando resultados.

Para qualquer área
Não importa o segmento em que suas equipes atuam, o Enterprise é personalizado para a sua rotina.

Módulos exclusivos
Chat com a equipe de campo, declaração de exceções de atividades, workflows e mais!

Suporte dedicado
Nosso suporte atende 100% dos usuários, de sobre quaisquer dúvidas e dificuldades no uso da plataforma.

Rota de vendas: saiba como a FieldLink pode ajudar a otimizar esse processo!

Rota de vendas é um termo bastante conhecido pelas equipes de vendas externas. Afinal, se bem planejada e controlada, ajuda o time a poupar tempo e ser mais produtivo.

Vale a pena usar facilitadores para otimizar o trabalho dos vendedores em campo, e a tecnologia está aí para isso. Com soluções de inovação, é possível projetar o cenário que será encontrado pelos profissionais e tomar melhores decisões de planejamento.

Continue a leitura para entender como funciona a otimização da rota de visitas e quais são as tecnologias que podem ajudar o seu time. Vamos lá?!

Entenda o que é rota de vendas

A rota de vendas é o caminho percorrido pelas equipes para realizar suas tarefas e atividades em campo, como prospectar o público-alvo, nutrir clientes em potencial e positivar vendas. 

Por isso, ela deve ser bem planejada e estruturada para evitar erros e aumentar a produtividade da equipe. Uma boa rota de vendas considera diversos fatores, por exemplo:

  • posição geográfica;
  • força de trabalho disponível;
  • trajetos e necessidades de deslocamento;
  • tempo da equipe em atendimento, intervalo, preenchimento de formulário etc.;
  • território de vendas;
  • tipo de atividade;
  • prioridade dos atendimentos.

A proposta do planejamento é cumprir as metas de visitação, minimizando deslocamentos, tempos ociosos, custos etc.

Confira os motivos para fazer um bom planejamento

Há bons motivos para fazer o planejamento e estruturar adequadamente a rota de vendas. Aliás, com essa boa prática, influenciamos tanto as despesas como as receitas da empresa.

Inicialmente, o roteiro de visitas claro minimiza erros. O vendedor terá informações sobre os locais que deve alcançar em sua jornada de trabalho e o caminho mais indicado. Logo, reduzimos as chances de perder tempo e ter despesas adicionais com deslocamentos equivocados.

Também é possível otimizar o tempo e a produtividade. Delegar visitas próximas para um mesmo vendedor, cobrir o território de vendas, definir os pontos de início e fim mais favoráveis, segmentar os clientes são algumas das técnicas que podem ser aplicadas. Elas afetam não só os custos, mas as chances de vender e gerar receita.

Ademais, a rota de vendas é um padrão de qualidade. Podemos, mediante indicadores de desempenho, avaliar se ela foi eficiente e se os colaboradores cumpriram o que foi determinado. Igualmente, coletamos feedbacks para sempre melhorar o planejamento de cada região.

Descubra como otimizar o processo

O segredo para uma boa rota de vendas é a tecnologia. Como visto, diversos fatores precisam ser considerados para fazer um bom roteiro, e as soluções de inovação vão transformar esse trabalho complexo em uma atividade simples e prática no dia a dia.

Separamos alguns dos facilitadores do softwares aqui da FieldLink para que você entenda como o planejamento pode ser otimizado. Confira!

Conhecimento e identificação da área de cobertura

A gestão da rota de visitas é trazida para um mapa em que é possível interagir, alocando equipes, definindo tarefas, traçando o deslocamento etc. Assim, as informações são traduzidas em elementos visuais, possibilitando a compreensão imediata da situação.

Com esse cenário mais favorável, o gestor consegue identificar a área de cobertura e planejar a rota de visitas de forma coerente com a realidade. Dessa forma, você não estará diante de listas de informações desconexas, mas de um mapa com pontos relevantes, posições, trajetos, marcações e comentários integrados.

Acompanhamento em tempo real

Com o auxílio do GPS, o gestor pode enxergar o posicionamento dos vendedores em campo. Essa solução torna a rota de vendas dinâmica, e o back-office é devidamente informado sobre o andamento das atividades.

Imagine, por exemplo, que existe um engarrafamento para chegar até o ponto “A”. Enquanto o colaborador finaliza um atendimento, a retaguarda pode buscar outra rota para que, ao sair dali, o profissional tenha um caminho mais rápido para cumprir seus objetivos.

Sugestões por inteligência artificial

Um diferencial das soluções da FieldLink é a análise de dados sobre o perfil de clientes e vendedores por inteligência artificial, que dará origem a sugestões de venda.

No planejamento da rota de vendas, por exemplo, o vendedor pode ser informado que, na região que ele vai visitar, existe um cliente com alta probabilidade de fechar negócio. Logo, o planejamento seria adaptado para aproveitar essa oportunidade.

Relatórios de visitas personalizados

Os gestores podem definir quais informações devem ser coletadas em campo e serão exibidas nos relatórios de visita. Essa gestão de conhecimento é importante, porque a próxima visita estará fundamentada no que aconteceu anteriormente.

Perceba que são realizadas uma série de automações. A todo momento, os dashboards, agenda, mapa, relatórios são atualizados com as informações enviadas ou geradas a partir da ação dos profissionais. Dessa forma, é possível responder rapidamente a mudanças de cenário e tomar decisões coerentes com a realidade em campo.

As soluções da FieldLink também são personalizáveis conforme as necessidades das empresas e equipes externas. O FieldLink Pro, por exemplo, além de trazer um fluxo de trabalho organizado, apresenta soluções para tarefas, formulários e relatórios definidos pelo gestor. É ideal, por exemplo, para padronizar e organizar as vendas externas, alcançando maior produtividade e agilidade.

Agora, se o objetivo é trazer o fluxo de trabalho existente para dentro do software, o FieldLink Enterprise traz níveis maiores de personalização. Nesse caso, todo o workflow pode ser personalizado digitalmente. Aqui, o foco é atender a processos de venda (e de outras áreas) que apresentem particularidades com a demanda por um fluxo específico.

Ter a rota de visitas bem planejada e estruturada é uma das principais contribuições do gestor para as equipes externas. E, com a tecnologia, você tem as ferramentas necessárias para entender a situação, desafios e oportunidades, desenhando a melhor logística para que os vendedores cumpram suas metas em campo.

Quer entender como funciona na prática? Crie uma conta e experimente o FieldLink Pro gratuitamente por 15 dias!

Compartilhar

About the Author: Time FieldLink

Vamos mudar a forma
de gerir seus times remotos?