SOLUÇÕES

Mais produtividade para seu time remoto. Como a FieldLink pode ajudar o seu negócio?

Nossos planos foram desenvolvidos de forma que se adequem a diversos mercados e diferentes dinâmicas de equipe.

Entenda qual o melhor para você e conte agora mesmo com Sugestões de Inteligência Artificial, Relatórios Personalizados e Formulários Personalizados

PARA PÚBLICO PRO

O Plano Pro foi criado para gestão de equipes comerciais ou técnicas, que exijam pouca personalização de setup, mas muita flexibilidade nos recursos.

Mais produtividade
Visibilidade em tempo real e gestão de oportunidades.

Suporte completo
Suporte individual e com treinamento de implementação da ferramenta.

Gestão do fluxo de trabalho
Formulários customizáveis para agilizar o trabalho dos profissionais.

Integração com outros sistemas
A plataforma pode ser facilmente integrada a outros CRMs, ERPs e BIs.

PARA PÚBLICO ENTERPRISE

A FieldLink Enterprise é uma plataforma SaaS de deploy ágil, com preço acessível.

Mais produtividade
É possível monitorar e acompanhar atividades diversas, potencializando resultados.

Para qualquer área
Não importa o segmento em que suas equipes atuam, o Enterprise é personalizado para a sua rotina.

Módulos exclusivos
Chat com a equipe de campo, declaração de exceções de atividades, workflows e mais!

Suporte dedicado
Nosso suporte atende 100% dos usuários, de sobre quaisquer dúvidas e dificuldades no uso da plataforma.

Gamificação: Saiba o que é e quais os benefícios para sua empresa

O conceito de gamificação se aplica em muitas áreas, da educação até a política. No mundo corporativo, ele está cada vez mais presente como uma solução para melhorar o desempenho dos colaboradores e as relações internas na organização.

Considerando a importância da gestão comercial para os resultados da empresa, investir em ferramentas úteis para apoiar o gestor é indispensável. Uma dessas ferramentas é a gamificação, que ajuda a qualificar os colaboradores, promover a cooperação e motivar a equipe.

Nesse artigo, você vai entender melhor o conceito de gamificação e descobrir de quais formas ele pode ser aplicado dentro da empresa, especialmente para apoiar a gestão comercial.

O que é gamificação

Gamificação é o uso dos princípios e teorias gerais que orientam a jogabilidade, bem como de elementos da mecânica dos jogos, aplicados a outros contextos.

Quando uma pessoa está jogando, tudo é projetado para que ela fique concentrada nas missões, avance para desafios mais complexos e, claro, continue jogando pelo maior tempo possível. É por isso que existem sistemas de pontos, estruturas de níveis, premiações. 

Esses são aspectos básicos dos “games”, que podem ser transportados para outras situações.

Vantagens da gamificação nas empresas

A gamificação é utilizada para resolver problemas e otimizar resultados. Ela pode ser uma solução, por exemplo, para tornar mais fácil a construção de hábitos na vida pessoal. Também pode ser uma alternativa para tornar os alunos mais participativos durante as aulas, ou para mobilizar os cidadãos a votar durante o período de eleições.

A gamificação também pode ser aplicada para superar obstáculos e alavancar o desempenho das empresas, especialmente no setor comercial. Veja quais são as principais vantagens dessa prática.

Desenvolvimento profissional

A gamificação dentro de uma empresa ajuda a fomentar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Por meio dos elementos dos games, é possível tornar as iniciativas de qualificação, como treinamentos e workshops, mais dinâmicas e interessantes. Assim, a adesão e a participação efetiva nessas iniciativas tendem a aumentar.

Além disso, também é possível incentivar os colaboradores a crescer, transformando os esforços de desenvolvimento em parte de uma “missão” na empresa. Quem investe mais na própria qualificação vai recebendo pontos e se torna um “jogador” de elite.

Cooperação e trabalho em equipe

Nos jogos, algumas missões só podem ser completadas por um time. Para uma empresa, essa lógica faz todo o sentido. Afinal, os resultados de um negócio são fruto de esforços coletivos, não individuais. Assim, a gamificação pode ser utilizada para fortalecer a cooperação e o trabalho em equipe.

Vale a pena mencionar que o uso da gamificação para criar missões cooperativas para os colaboradores podem ser fundamentais para manter o ambiente de trabalho saudável. A competitividade é importante em certos momentos, mas ela não pode prejudicar a convivência no ambiente de trabalho.

Por isso, a gamificação deve ajudar a promover ambos — cooperação e competitividade — o segredo está em saber quando usar cada um. Na hora de bater metas de vendas, a competitividade pode ser mais eficaz. Porém, na hora de realizar um projeto para reduzir o desperdício de água na empresa, a cooperação é o traço que o jogo deve destacar.

Competitividade

Um dos aspectos mais interessantes dos games — e, portanto, da gamificação — é que, assim como os esportes, eles podem provocar uma competitividade saudável.

As pessoas tendem a comparar seus resultados. Quando percebem que os colegas estão obtendo um desempenho melhor, se esforçam mais para retornar ao topo. Ninguém quer ficar no final do “ranking”. Assim, é uma competitividade que leva ao crescimento de todos.

É claro que a gamificação não é a resposta para tudo. Ela é uma ferramenta para a gestão. Portanto, o gestor precisa estar atento aos resultados.

Se notar que alguém de seu time não está acompanhando a competição, o gestor deve intervir. Seu papel é entender quais problemas esse colaborador pode estar enfrentando e, conforme o caso, adaptar as atividades para que ele também seja contemplado.

Motivação e engajamento

Games são muito eficazes em manter os jogadores envolvidos por horas e horas. Da mesma forma, a gamificação ajuda a manter os colaboradores motivados e engajados com suas atividades.

É importante notar que esse efeito não está, necessariamente, vinculado a uma recompensa. É verdade que, nos games, os prêmios existem. Porém, o que mantém o jogador envolvido é, principalmente, a progressão dos desafios. Ele permanece jogando porque encontra missões cada vez mais difíceis, que requerem toda a sua habilidade.

Da mesma forma, na empresa, a gamificação requer que os colaboradores sejam desafiados. É preciso apresentar tarefas e projetos que demandam o uso de suas competências e até mesmo o desenvolvimento de novas competências.

Como a gamificação pode ser aplicada

Depois de compreender as vantagens da gamificação na empresa, o próximo passo é identificar situações concretas em que ela pode ser aplicada. Alguns exemplos são os treinamentos corporativos, a comunicação interna e as metas de vendas.

Treinamentos corporativos

Em muitos casos, os treinamentos corporativos sofrem com baixa adesão dos colaboradores, porque são atividades muito passivas. Torná-los mais dinâmicos com a gamificação é uma forma de obter maior adesão, além de garantir que os colaboradores aprendam e se desenvolvam.

Um exemplo de como isso pode ser feito é incluindo tarefas que precisam ser realizadas ao longo do treinamento, com base no que foi ensinado. A cada tarefa, os colaboradores recebem pontos e são incluídos em um ranking.

Comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para uma empresa. Se não for eficiente em repassar informações, erros críticos podem ser cometidos pelos colaboradores. Porém, nem sempre as informações repassadas recebem a atenção necessária.

Assim, a gamificação também pode ser usada para engajar mais os colaboradores na comunicação interna. Por exemplo, podem ser realizados quizes para verificar se os times estão bem informados sobre temas pertinentes às suas atividades.

Esse é um momento em que a cooperação pode ser mais destacada. Então, os quizes podem ser realizados entre as equipes de cada setor.

Os colaboradores de uma equipe ajudam-se mutuamente na hora de responder às perguntas. Assim, mesmo que uma pessoa não saiba a resposta, a equipe pode ganhar. E, no final, todos aprendem as informações que ainda não tinham recebido adequadamente por outros meios de comunicação interna.

Metas de vendas

A gestão comercial precisa manter o time focado nas metas de visitação e de fechamento. Em geral, o método usado para isso é a recompensa financeira. Ela gera resultados e é merecida, mas é uma solução superficial.

A gamificação pode ajudar a aumentar o foco nas metas, fazendo com que os colaboradores se sintam pessoalmente comprometidos. Para isso, o gestor pode incentivar a competitividade. Uma forma de aplicar o conceito é criando um modelo de ranking com pontos e níveis para a equipe de vendas.

Por exemplo, os fechamentos de negócios não têm sempre o mesmo valor. Pedidos com produtos de maior valor agregado ou produtos que têm menor maior saída valem mais pontos. Os colaboradores que alcançarem uma determinada faixa de pontos podem mudar de nível.

Para quem conseguir mudar de nível, novos desafios são propostos. As recompensas também podem variar conforme o nível do colaborador.

Neste artigo, você viu que a gamificação é uma ferramenta para resolver problemas e otimizar resultados dentro da empresa. A gestão comercial pode usar essa ferramenta para promover o desenvolvimento dos seus colaboradores, fomentar cooperação, criar competitividade e aumentar a motivação e o engajamento.

Quer conhecer outras ferramentas úteis para a gestão comercial? Aproveite para seguir a FieldLink nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.

Compartilhar

About the Author: Time FieldLink

Vamos mudar a forma
de gerir seus times remotos?