SOLUÇÕES

Mais produtividade para seu time remoto. Como a FieldLink pode ajudar o seu negócio?

Nossos planos foram desenvolvidos de forma que se adequem a diversos mercados e diferentes dinâmicas de equipe.

Entenda qual o melhor para você e conte agora mesmo com Sugestões de Inteligência Artificial, Relatórios Personalizados e Formulários Personalizados

PARA PÚBLICO PRO

O Plano Pro foi criado para gestão de equipes comerciais ou técnicas, que exijam pouca personalização de setup, mas muita flexibilidade nos recursos.

Mais produtividade
Visibilidade em tempo real e gestão de oportunidades.

Suporte completo
Suporte individual e com treinamento de implementação da ferramenta.

Gestão do fluxo de trabalho
Formulários customizáveis para agilizar o trabalho dos profissionais.

Integração com outros sistemas
A plataforma pode ser facilmente integrada a outros CRMs, ERPs e BIs.

PARA PÚBLICO ENTERPRISE

A FieldLink Enterprise é uma plataforma SaaS de deploy ágil, com preço acessível.

Mais produtividade
É possível monitorar e acompanhar atividades diversas, potencializando resultados.

Para qualquer área
Não importa o segmento em que suas equipes atuam, o Enterprise é personalizado para a sua rotina.

Módulos exclusivos
Chat com a equipe de campo, declaração de exceções de atividades, workflows e mais!

Suporte dedicado
Nosso suporte atende 100% dos usuários, de sobre quaisquer dúvidas e dificuldades no uso da plataforma.

Como um checklist de controle de atividade contribui na gestão comercial da sua empresa?

Na gestão comercial, precisamos buscar não apenas informações atualizadas e bons conceitos, mas também ferramentas que permitam colocar as ideias em prática. Entre as mais importantes, está o checklist ou lista de verificação.

Ter uma boa organização é imprescindível para o sucesso do setor comercial, principalmente quando há um grande volume de informações.

Com o checklist, conseguimos padronizar os dados e fazer um controle de qualidade mais efetivo.

Continue a leitura para conhecer essa ferramenta e receba dicas para melhorar os checklists da sua empresa!

O que é checklist?

Checklist é uma lista com itens que precisam ser verificados em uma atividade, produto, processo, serviço, etc. À medida que a checagem acontece, o responsável deve preencher a lista, indicando que concluiu a ação.

Essa ferramenta é utilizada para coletar dados e controlar a qualidade. No primeiro caso, buscamos capturar informações para análises, indicadores e relatórios. No segundo, verificamos se o que foi feito está dentro, além ou aquém do padrão de qualidade definido.

A aplicação do checklist traz diversos benefícios:

  • evitar que o colaborador esqueça algum item ou etapa;
  • minimizar erros e retrabalhos no controle de qualidade;
  • padronizar as informações coletadas;
  • ser um método adaptável para diferentes situações;
  • simplificar o trabalho do colaborador.

Quanto mais digitais e automatizadas, melhor será o desempenho da lista de verificação. Por exemplo, enquanto uma lista manual não se comunica com nada, um formulário digital pode imediatamente sincronizar as informações com o software de gestão.

Como elaborar um bom checklist comercial?

Um checklist eficiente traduz a atividade que se pretende realizar em itens, como tópicos e ações. Deve ser um passo a passo que orienta o trabalho do colaborador responsável pela coleta de dados ou controle de qualidade.

Abaixo, confira dicas para saber por onde começar!

Identifique qual processo será verificado

Comece o checklist comercial identificando qual é o processo que precisa ser analisado. Ao fazer isso, é importante listar as etapas e as ações que devem ser realizadas, utilizando o formato de perguntas ou tópicos.

Imagine um checklist para avaliar o desempenho do vendedor em uma visita. Poderia haver itens para verificar se o colaborador explicou a proposta de valor do produto, se aplicou determinada técnica de vendas, se cumprimentou o cliente educadamente e assim por diante.

Defina quem irá utilizá-lo

Um segundo cuidado é indicar o responsável pelas avaliações. Os tipos de avaliação, principalmente as de desempenho, são definidas conforme quem será o aplicador.

Defina se a avaliação será do líder direto, do próprio colaborador, de um auditor externo, da equipe ou de diversas partes. Os tópicos mudam conforme o caso.

Atenda as normas ou procedimentos escritos

Ao elaborar o checklist, também devemos considerar o padrão esperado. Por exemplo, se o vendedor precisa cumprimentar o cliente, como será a abordagem e que informações devem ser transmitidas?

Nesse sentido, a qualidade é verificada quando as atividades alcançam o padrão esperado.

Forneça opções de resposta adequadas às perguntas do checklist

Um ponto de atenção é a adequação entre os tópicos e os itens. Se for uma lista de perguntas, as respostas devem satisfazer ao enunciado proposto, se for uma lista de etapas, concluir as ações indicadas deve permitir passar para próxima fase e assim por diante.

Estabeleça uma frequência para a aplicação do checklist

De acordo com a proposta da lista de verificação, devemos acertar a frequência de aplicação. Será sempre após a ordem de serviço? Terá tempo definido, como semana, mês ou trimestre?

Defina um critério para avaliar se o seu objetivo foi alcançado

Para finalizar, tenha em mente o que você pretende com a lista de verificação. Constatar se as atividades estão seguindo um padrão, melhorar os processos, identificar problemas são alguns dos motivos mais comuns.

É importante entender o seu objetivo para revisar a checklist e realizar os ajustes necessários.

Avalie qual a importância de cada questão do checklist

Lembre-se de enxugar a lista de verificação, mantendo apenas as questões mais importantes. Uma forma de fazer isso é realizando experiências, para identificar quais tópicos tiveram pouca utilidade e realizar revisões.

Vale ressaltar que, na plataforma da FieldLink, você consegue elaborar um checklist de forma automatizada e personalizada. E os colaboradores recebem a lista no aplicativo celular, aplicando e submetendo os resultados, que são imediatamente compartilhados com o gestor.

A partir do checklist, é possível calcular indicadores, emitir relatórios e diversas outras atividades. Logo, o gestor realiza análises mais precisas, controla a qualidade dos processos e toma decisões mais efetivas.

Para digitalizar os checklists e contar com a automação de processos, conheça mais soluções da FieldLink para a gestão comercial!

Compartilhar

About the Author: Time FieldLink

Vamos mudar a forma
de gerir seus times remotos?