Como vender mais em 2022? Confira nossas dicas!
O passado recente foi marcado pela superação, com as empresas em um contexto desafiador. Então, que tal começar 2022 com algumas dicas para vender mais?
A verdade é que o mercado está cada vez mais concorrido. Por isso, para se destacar, precisamos de estratégias que ressaltem nossos diferenciais.
Logo abaixo, separamos 10 dicas, especialmente para o contexto de vendas externas. Use o conteúdo como um roteiro para realizar melhorias. Vamos lá?!
1. Conheça seu público
O ponto de partida é saber com quem estamos falando. Assim, podemos esclarecer as expectativas, em termos de desejos e necessidades, que precisam ser atendidas no processo de vendas.
Fazer uma pesquisa com questionários online, manter cadastros mais completos e criar uma descrição de um personagem que represente a maioria dos seus clientes são algumas medidas para começar a conhecer o seu público.
2. Utilize técnicas de negociação
Embora algumas pessoas tenham mais facilidade que outras, a negociação é uma competência como qualquer outra. Isto é, pode ser desenvolvida em cursos, treinamentos, leituras, workshops, etc.
Um bom começo é aplicar uma avaliação de desempenho. Depois, busque as soluções de educação. Por fim, verifique o impacto das medidas, comparando o resultado da avaliação antes e depois da capacitação.
3. Pratique a escuta ativa em vendas
De todo modo, a negociação envolve bastante a capacidade de adaptação. Resumidamente, após colocar uma questão, informação ou proposta na mesa, o vendedor recebe o feedback e precisa considerar a devolução em sua nova intervenção.
Vale a pena orientar e capacitar os colaboradores sobre a escuta ativa, ou seja, com foco total na pessoa e providências para compreender o discurso. Além disso, podemos incluir a observação da linguagem corporal entre as dicas para vender mais.
4. Implemente a prospecção ativa de clientes
A prospecção de clientes pode ser ativa ou passiva. Se a empresa aguarda a pessoa entrar em contato para realizar a prospecção, temos um modelo passivo ou receptivo.
Já se os vendedores entram em contato com pessoas que ainda não tem um histórico com a empresa nem buscaram os serviços, o tipo de prospect é ativo. Como uma das dicas para vender mais, priorize esse segundo modelo para ampliar a quantidade de pessoas que se relacionam com a empresa.
5. Tenha um follow-up de vendas
Entre as dicas de vendas mais importantes, está entender as vendas como um processo. Acompanhe o estágio de cada cliente e realize interações que movam a pessoa até fechar o negócio.
6. Crie um plano de marketing digital
Mesmo que a empresa receba indicações, o “boca a boca”, é cada vez mais comum o consumidor buscar informações online antes de fechar. Portanto, quer seja para atrair novos clientes, quer seja para demonstrar autoridade para quem pesquisa pela empresa, é importante criar um plano de marketing digital.
7. Construa fluxos de comunicação
As empresas contam com diversos canais de comunicação com o público-alvo: redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea, sms, telefone e e-mail são alguns deles.
Elabore um fluxo de cadência, ou seja, defina quantas e quais interações precisam ser realizadas ao longo do processo de vendas.
8. Implemente um CRM
O software CRM faz a gestão do relacionamento com o cliente. A partir dele, acompanhamos os indicadores-chave e podemos verificar se as atividades estão no caminho certo, fazendo as correções necessárias.
Inclusive, você pode verificar a eficácia das dicas para vender mais, entendendo quais delas melhor se adaptaram ao seu contexto. É muito importante avaliar se as medidas se aplicam a sua realidade, e o CRM ajuda nessa avaliação.
9. Implemente a gestão comercial
As vendas são potencializadas se a empresa tiver um setor responsável pela gestão comercial. Assim, em vez de cada vendedor adotar o próprio caminho, a empresa pode criar uma estratégia comum, que coloque todos alinhados com os objetivos da organização.
Definir territórios de vendas, fazer pesquisas de mercado, estabelecer preços e margens de desconto, comunicar-se com os demais setores e auxiliar o desenvolvimento de pessoas são exemplos de como a gestão comercial pode facilitar as vendas.
10. Tenha um sistema de vendas
O gerenciamento das equipes precisa ser acompanhando de perto, por meio de uma plataforma de gestão de times. Enquanto o CRM ajuda a enxergar melhorias, a plataforma atua na produtividade diária, coletando dados, dando visibilidade aos processos, concedendo acesso à localização dos vendedores, entre outras funções.
Além disso, vale a pena buscar diferenciais que possam aumentar as vendas. A FieldLink, por exemplo, oferece soluções de inteligência artificial, que analisam os dados coletados ao longo do dia e sugerem visitas com alta probabilidade de sucesso para aos vendedores.
Implementando as dicas para vender mais
O sistema de gestão de times, integrado ao CRM, vai facilitar a aplicação das demais dicas para vender mais. Isso porque, a empresa pode gerir todas as atividades de forma centralizada, acompanhando o andamento das iniciativas e medindo os resultados obtidos.
Gostou das dicas de vendas? Confira também as soluções da FieldLink e use a tecnologia para conquistar novos clientes!