Como um CRM te ajuda a vender mais?
Existem muitas diferenças entre uma empresa que aposta apenas em um time de vendas internas e uma empresa que também investe em vendas externas. No entanto, uma coisa ambas têm em comum: a necessidade de um CRM em vendas.
CRM, ou Customer Relationship Management, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse termo se refere a todo o processo envolvido em coletar e analisar dados sobre as interações com os clientes. A partir dessas análises, é possível otimizar a atuação do time de vendas e, assim, obter resultados comerciais superiores.
O termo CRM também se refere a uma solução tecnológica, um tipo de sistema informatizado dedicado a apoiar as atividades de Gestão de Relacionamento com o Cliente.
O que é CRM em vendas
O CRM — ou, mais especificamente, o sistema de CRM — é uma ferramenta implementada para apoiar o gestor comercial e o time de vendas externas e internas da empresa. Ele reúne funcionalidades que permitem otimizar a coleta e a análise de dados sobre as interações com clientes.
Na prática, ele pode até mesmo automatizar algumas atividades de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim, sua equipe tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: negociar e fechar vendas.
Principais funcionalidades de um CRM
Um CRM pode apresentar dezenas de funcionalidades úteis. Aliás, esse conjunto de recursos é um dos fatores que o gestor deve analisar, na hora de escolher qual solução vai implementar na empresa.
Cadastro de clientes
O CRM possibilita realizar o cadastro completo de cada lead (prospecto) ou cliente, com todas as informações que são necessárias para conduzir as interações com ele, tanto antes quanto após fechar a primeira venda.
Criação de múltiplos funis
Para vender diferentes produtos ou aumentar a conversão ao longo do tempo, sua empresa pode adotar múltiplos funis de vendas. Com o CRM, é possível criar esses funis e controlar a passagem dos leads pelas respectivas etapas. Um mesmo lead também pode ser incluído em diferentes funis.
Gestão de leads
Por meio do CRM, é possível a qualquer momento identificar qual tem sido a progressão de um lead nos funis de vendas. Assim, o gestor pode organizar o trabalho de sua equipe de vendas para que os leads mais próximos da conversão recebam máxima atenção.
Integração com plataformas de marketing
Assim como o setor comercial conta com o CRM para facilitar suas atividades, o setor de marketing também conta com ferramentas próprias, como plataformas de automação. Integrando essas ferramentas, é possível combinar as forças dos dois setores, para gerar mais resultados no fechamento de novos negócios.
Acompanhamento do comportamento do consumidor
Para cada cadastro de lead ou cliente, o CRM inclui um histórico. Esse histórico pode registrar as interações mantidas ao longo do tempo, para facilitar a organização de follow-ups. Ele também pode ser usado para fazer anotações relevantes que permitirão acompanhar a evolução do comportamento do consumidor ao longo do tempo.
Geração de relatórios
A partir das informações contidas no CRM, o sistema gera automaticamente relatórios. Esse é um recurso fundamental para o gestor, que ganha maior visibilidade do que está acontecendo no setor comercial. Dessa maneira, ele tem um embasamento sólido para tomar decisões estratégicas.
7 benefícios de contar com um sistema de CRM
Contar com um sistema de CRM como a FieldLink traz benefícios concretos para sua empresa. Esse é um investimento que traz retorno em resultados.
Aumento da taxa de conversão em vendas
Com o CRM, gestor e equipe têm mais informações e mais controle sobre a evolução do relacionamento com os leads. Assim, conseguem adaptar sua estratégia para aumentar a taxa de conversão.
Metas alcançadas
Quanto maior a taxa de conversão, mais próxima a empresa estará de suas metas de vendas. Assim, como o CRM ajuda o setor comercial a trabalhar melhor, ele também ajuda a empresa a alcançar metas.
Acompanhamento de propostas
Propostas sem acompanhamento são oportunidades perdidas. Sem uma ferramenta de controle adequada, sua equipe pode acabar falhando nesse acompanhamento. O CRM permite identificar com facilidade os leads com propostas pendentes de aprovação e, assim, mantém os vendedores atentos para o follow-up.
Follow-up otimizado
Independentemente de haver uma proposta pendente ou não, follow-up é essencial para o bom relacionamento. Essa regra vale tanto para leads quanto para clientes ativos. Com o CRM, é muito simples organizar uma agenda de follow-up otimizado, com base na última data de interação.
Centralização de informação
Descentralização de informação é um problema real. Na hora de interagir com um lead ou cliente, os vendedores podem cometer erros graves, porque não visualizaram uma informação que já havia sido coletada anteriormente. O CRM resolve esse problema, centralizando todas as informações no histórico do cliente.
Otimização do relacionamento com os clientes
Ao longo do tempo, o CRM torna-se uma base de dados muito completa e detalhada sobre os leads e clientes da empresa. Com base nessas informações, a equipe de vendas externas e internas pode otimizar o relacionamento. A ferramenta sustenta um processo de melhoria contínua nas atividades comerciais.
Aumento do ticket médio de clientes ativos
Se existe um bom relacionamento, os clientes ficam mais satisfeitos e fidelizados. Portanto, eles tendem a continuar comprando e comprar cada vez mais. Isso se reflete no ticket médio, que apresenta um aumento, favorecendo o crescimento do faturamento do negócio mesmo sem a captação de novos clientes.
A implementação de CRM para vendas não pode mais ser considerada apenas um diferencial. Em vista das funcionalidades que ele apresenta e dos benefícios que traz para a empresa, essa ferramenta tornou-se uma necessidade para alcançar resultados comerciais superiores.
Acesse o site da FieldLink e encontre mais informações!