Data driven: como os dados podem te ajudar na tomada de decisões?
A atividade central da gestão de um negócio é a tomada de decisões. Essa é uma tarefa altamente complexa, já que o impacto futuro de uma decisão nem sempre pode ser avaliado com total clareza. Então, a melhor estratégia para aumentar a visibilidade dos impactos é embasando-se em dados.
Por isso, a gestão data driven é uma tendência forte, assim como o uso de tecnologia para apoiar a obtenção e manuseio dos dados. As empresas que acompanham essas tendências têm maiores chances de uma gestão de sucesso com boas decisões.
O que é data driven
Data driven significa “movido por dados”. Dessa forma, a gestão data driven é aquela em que o gestor utiliza fatos e números (ou seja, dados qualitativos e quantitativos) para embasar sua tomada de decisões.
O pressuposto básico desse tipo de gestão é a disponibilidade de dados. Então, a implementação de tecnologias que permitem obter e manusear dados é uma tendência que anda de mãos dadas com o data driven.
Vale a pena lembrar que, se essas tarefas forem desenvolvidas manualmente pelo gestor ou colaboradores, pode haver perda de eficácia associada a eventuais erros humanos que corrompam os dados e, assim, será preciso dedicar mais tempo para gerar dados relevantes.
Além disso, para que a gestão data driven traga todos os benefícios que promete, é preciso que os dados usados como base da tomada de decisão sejam confiáveis — ou seja, completos e precisos.
Cultura data driven
Uma cultura data driven vai além da gestão. Empresas que fomentam essa cultura incentivam que os colaboradores, em todas as suas atividades, usem dados como base de suas decisões.
Para que seja possível implementar essa cultura, é necessário que todos tenham acesso a dados relevantes para suas respectivas atividades. Em outras palavras, o acesso a dados não pode ser tratado como um privilégio dos gestores, mas como uma ferramenta estratégica à disposição de toda a equipe.
Importância
A cultura data driven aumenta consideravelmente as chances de sucesso nas decisões tomadas dentro da empresa por gestores e colaboradores. Aqui, falaremos especificamente em sua importância para a gestão.
A gestão determina o futuro do negócio e da organização, afinal, ela decide sobre produtos, fornecedores, campanhas de marketing e ações comerciais. Por isso, não podem ser embasadas apenas em intuição, deixando grande margem para erros.
Vamos tomar como exemplo o gestor comercial, responsável pela equipe de vendas externas. Ele é responsável por decidir quais prospectos (futuros clientes em potencial) vão receber visitas. Essa decisão impacta diretamente a aquisição de novos clientes e o fechamento de vendas.
Naturalmente, esse gestor pode ter uma intuição sobre os prospectos com maior probabilidade de conversão em cliente, com base em sua experiência. No entanto, esse é um fator puramente subjetivo. Combinar essa intuição com dados sobre as vendas externas é uma forma de aumentar as chances de sucesso dessa decisão.
Vantagens
A principal vantagem da cultura data driven é colaborar para que as decisões tomadas apresentem maiores chances de levar ao resultado desejado. Os dados fazem a balança do sucesso pender mais favoravelmente para a empresa. Ao mesmo tempo, os riscos de um resultado indesejado são mitigados.
Outra vantagem importante é que ela possibilita manter a empresa consistente, seguindo uma direção clara, mesmo quando as pessoas mudam.
Se as decisões são baseadas apenas em fatores subjetivos, a direção da empresa depende da visão pessoal de quem está tomando essas decisões. Por outro lado, se elas são baseadas também em dados, que são objetivos, a mudança de colaboradores ou gestores não afetará tão profundamente a direção da empresa.
Vantagem competitiva
Em comparação aos concorrentes que não utilizam dados para direcionar a tomada de decisões, as empresas que adotam essa cultura apresentam melhor desempenho em médio e longo prazo. Assim, um negócio “movido por dados” coloca cada vez mais distância entre si e os concorrentes, e ganha força para dominar um maior espaço no mercado.
Como já foi apontado neste artigo, a tecnologia é a aliada indispensável para aproveitar todos os benefícios de uma cultura data driven. É o caso da implementação de CRM.
Um dos melhores exemplos de solução que pode ajudar na tomada de decisões baseada em dados é o FieldLink. Ela traz uma gama completa de recursos para os gestores de times de vendas remotos. Com o FieldLink, o gestor tem acesso a dados atualizados em tempo real, e os vendedores recebem relatórios de visitas personalizados.
Quer entender melhor o poder dos dados para favorecer o desempenho da empresa? Aproveite para conferir também nosso artigo completo sobre Smart Data.